Os Conselhos da Anivet

A Importância da Vacinação Animal

A Importância da Vacinação Animal

Nos dias que correm a maioria dos donos de animais de companhia, especialmente cão e gato, têm consciência da importância de vacinar e fazer check-up regulares com o veterinário.
Tal como no caso humano, os cuidados de saúde regulares são extremamente importantes para a prevenção e detecção precoce das doenças. Pensar que o animal vai ser saudável toda a vida, é um conceito que nos dias que correm está desactualizado, já que certos parasitas e doenças infecciosas podem atingir todos os animais, mesmo os que estão sempre em casa. O facto de os donos entrarem e saírem de casa pode ser uma porta de entrada para certos agentes, chegando estes facilmente aos animais.

Saiba mais: Descarregar PDF Informativo

Cuidados com o Animal Sénior

Cuidados com o Animal Sénior

Graças aos cuidados de saúde assim como à alimentação mais cuidada, os nossos animais têm uma esperança de vida cada vez maior.
No entanto, tal como sucede com as pessoas, associado com a idade, surge uma grande variedade de doenças e situações tais como aumento de peso, problemas articulares, doenças do fígado, rim e coração, tumores, alterações hormonais (como por exemplo a diabetes), senilidade e alterações sensoriais (a surdez e a cegueira são as mais comuns).
Por estas razões, os cuidados de saúde também variam em função da idade do animal e podemos dizer que são tão mais importantes consoante a idade avança, uma vez que a detecção das doenças numa fase inicial, possibilita o prolongamento substancial do tempo de vida.

Saiba mais: Descarregar PDF Informativo

Febre da Carraça

Febre da Carraça

A febre da carraça é uma doença, tal como o nome indica, transmitida por carraças, que afecta os animais domésticos e também o homem.
São vários os agentes causadores de febre da carraça, e consoante o agente assim a denominação da doença, podendo falar-se em Rickettsiose, Ehrliquiose, Babesiose, Anaplasmose, Doença de Lyme e Hepatozoonose Canina.
Uma carraça para transmitir a doença, tem ela própria de estar infectada. A transmissão faz-se quando a carraça pica e se alimenta, uma vez que a carraça transfere saliva para o hospedeiro e retira sangue. Uma única carraça pode ser portadora de várias infecções diferentes. Mesmo que as carraças não estejam infectadas, podem ser lesivas, pela quantidade de sangue retirado ao animal, que em casos de grandes cargas parasitárias de carraças podem levar a anemias. A carraça mais comum na península ibérica é a Rhipicephalus sanguineus, e é um importante vector na transmissão da babesiose e da ehrlichiose. Em termos vacinais, os cães podem ser imunizados contra a babesiose e contra a doença de lyme. Para os restantes agentes patológicos ainda não há vacina, devendo a prevenção ser feita com específicos, sob a forma de pipetas de aplicação mensal e/ou coleiras (para decidir qual o produto que melhor se adequa à sua zona e ao seu animal, aconselhe-se com o veterinário assistente).

Saiba mais: Descarregar PDF Informativo

Guia de 1º Socorros para Cães e Gatos

Guia de 1º Socorros para Cães e Gatos

O intuito deste guia é orientar o proprietário como agir em situações em que o socorro imediato ao animal é necessário. E disso, muitas vezes, irá depender a vida do animal até que o socorro veterinário seja possível. Aprenda como agir em casos como atropelamentos, convulsões, envenenamentos, etc.

Saiba mais: Descarregar PDF Informativo

Os Problemas Comportamentais Mais Comuns nos Cães

Os Problemas Comportamentais Mais Comuns nos Cães

Os problemas comportamentais são bastante comuns nos cães e muitas vezes o dono não entende que o seu próprio comportamento condiciona o comportamento do cão. Quando se adquire um cão, deve-se ter a preocupação de compreender o comportamento canino, de maneira a prevenir ou a resolver problemas já existentes e a não contribuir para o agravamento dos mesmos. Idealmente deverá frequentar um curso de obediência.
Um dos principais erros é o humanizar o cão e esperar que ele reaja com uma pessoa. Os cães têm regras diferentes das nossas e podem crer que ao tratá-los como pessoas, podem torná-los infelizes, apesar desse não ser obviamente o objectivo do dono. Os cães precisam de um líder que lhes incuta regras, assim como de exercício e de afecto (por esta ordem).

Saiba mais: Descarregar PDF Informativo

Problemas Comportamentais em Gatos

Problemas Comportamentais em Gatos

A maioria dos gatos são bem comportados e raramente agem de forma errada, a não ser que haja um problema. Cada gato tem a sua personalidade e temperamento únicos. Para o gato saltar sobre os pés do dono que se mexem debaixo dos cobertores, fazer emboscadas e perseguir bonecos e fios, são comportamentos normais. O gato tem o instinto natural para caçar pequenos animais, tais como roedores e aves, o que para o dono pode ser desesperante se partilhar a casa também com esses animais.

Saiba mais: Descarregar PDF Informativo

Queda de Pêlo nos Animais Domésticos

Queda de Pêlo nos Animais Domésticos

A queda de pêlo é um processo que tanto pode ser fisiológico como patológico, e que incomoda os donos dos animais.
A queda fisiológica (ou muda de pêlo) ocorre naturalmente quando o folículo piloso ou o pêlo envelhece, para que seja substituído por outro. É mais frequente na primavera e no Outono, e por norma não é localizada num único ponto, pelo que a pelagem apenas fica menos densa. O clima, assim como a exposição a luzes artificiais durante grande parte do dia podem aumentar o período de queda de tal forma, que há animais que apresentam uma queda praticamente contínua ao longo de todo o ano.
A queda de pêlo patológica, também denominada de alopécia, é anormal e pode ter várias causas.

Saiba mais: Descarregar PDF Informativo